Luciene Silva

Luciene Silva

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ouça seu filho.


Numa sociedade em que o individualismo a cada dia se torna mais comum, precisamos aprender ouvir nossos filhos, não só falar, mas ouvir.
A primeira função dos pais é proteger, e para proteger, precisamos conhecer saber os perigos existentes. As frases  “ comigo isso não acontece”, “lá em casa, as coisas são diferentes”, a cada dia são menos pronunciadas, porque hoje as DROGAS (Crack, cigarros, maconha, álcool e tantas outras) PEDOFILIA, (Perversão sexual que visa a criança.)  BULLING (atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender), estão em todas as classes sociais, desde as capitais aos mais remotos municípios.

Se o seu filho reclamar de algo, ou alguém, dê ouvido, investigue, veja se não tem algum fundo verdadeiro, se a criança esta muito calada, procure desenvolver o habito do dialogo, Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.

Goiás é o Estado responsável pelo maior número de casos de pedofilia virtual do País: 22%. O índice é fruto de um estudo da Polícia Federal (PF). Em sete anos de investigações, 101 inquéritos foram instaurados pela PF goiana. O anonimato e falta de legislação específica são apontados como principal motivador deste tipo de crime. O estudo ainda aponta que denúncias são as principais armas no combate a este tipo de crime.no âmbito doméstico. O relatório, intitulado “A Ponta do Iceberg”, apenas se baseia nos casos que chegaram às instâncias oficiais, como Varas de Família. Levando-se em conta que, na época dessa reportagem, o Brasil era o quarto país no mundo em pedofilia na Internet e agora é o primeiro, podemos deduzir que esse tipo de crime cresceu assustadoramente. A coisa torna-se pior quando o criminoso está dentro de casa. Muitos nem são descobertos, tal o poder que exercem sobre suas vítimas, seja esse poder efetivamente exercido através de tortura psicológica ou física.


Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". Os pais devem estar alertas para o problema – seja o filho vítima ou agressor pois ambos precisam de ajuda e apoio psicológico.
- Mostre-se sempre aberto a ouvir e a conversar com seus filhos.
- Fique atento às bruscas mudanças de comportamento.

- É importante que as crianças e os jovens se sintam confiantes e seguros de que podem trazer esse tipo de denúncia para o ambiente doméstico e que não serão pressionados, julgados ou criticados.
- Comente o que é o bullying, drogas, pedofilia e os oriente que esse tipo de situação não é normal. Ensine-os como identificar os casos e que devem procurar sua ajuda e dos professores em qualquer situação.
- Se precisar de ajuda, procure profissionais ou instituições especializadas.

 Beijo e Cheiro
Luciene Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário