Luciene Silva

Luciene Silva

sábado, 11 de junho de 2011

Marketing esportivo


       O patrocínio de determinada atividade com um investimento bem planejado e público alvo bem definido é hoje uma das melhores formas de divulgação de uma marca ou empresa. É também uma mídia de melhore relação custo benefício entre o investimento aplicado e a exposição de uma marca, através da publicidade gratuita gerada nos principais meios de comunicação do país como jornais, revistas, sites e canais de televisão. Além destes benefícios, o patrocínio à cultura e aos esportes no Brasil, conta também com substanciais incentivos fiscais onde, em determinados casos se pode abater do imposto a recolher até CEM POR CENTO dos valores investido no patrocínio
.
O esporte é uma das grandes paixões mundiais, estando em constante ascensão e despertando um enorme interesse em todos os segmentos da nossa sociedade. Este fato ocorreu em função da maciça exposição na mídia impressa (jornais e revistas) e eletrônica (televisão, rádio e Internet). Além desta exposição atende alguns requisitos básicos do seu público consumidor como entretenimento, lazer, emoção, além de promover atitudes saudáveis a um custo bem reduzido. Com isso desperta o interesse das empresas em utilizá-lo como um veículo, já que a visibilidade proporcionada pelo mesmo atinge a milhares de espectadores, telespectadores, leitores e praticantes em todo mundo.
Marketing esportivo é um conjunto de ações voltadas à prática e à divulgação de modalidades esportivas, clubes e associações, seja pela promoção de eventos e torneios ou pelo patrocínio de equipes e clubes esportivos.
Antônio Afif, em seu recente livro "A bola da vez - o marketing esportivo como estratégia de sucesso", explica que marketing esportivo é uma das estratégias que utilizam o esporte para atingir suas metas. Há duas formas para definir essa prática: 1ª - marketing de produtos e serviços voltados aos consumidores que, de alguma forma, se relacionam com o esporte (camisas oficiais do time, por exemplo) e 2ª - uma estratégia que emprega o esporte como meio de divulgar produtos, sem que estes tenham ligação com atividades esportivas (patrocinadores em geral).
Empresas e marcas líderes costumam privilegiar esta área, aproveitando-se da boa imagem de atletas ou equipes esportivas junto à opinião pública, gerando resultados extremamente positivos para suas imagens. Nesse sentido, Afif diz que, hoje em dia, profissionais de marketing precisam muita criatividade para se sobressair à publicidade tradicional, inovando com algo que tenha o poder de mexer com as pessoas.
E nisso, diz Afif, o marketing esportivo "cai como uma luva", pois é o momento em que se pode atingir o espectador (consumidor) em seu momento de lazer, quando está aberto à mensagem da empresa e seus produtos.
O patrocínio é uma das melhores alternativas para construir, ampliar, fortalecer e preservar a imagem corporativa, social e institucional de uma empresa. Porém, para que essa ferramenta dê bons resultados, é importante que a marca esteja associada a um evento que lhe agregue visibilidade, credibilidade e seriedade, como os eventos esportivos.
Isto se explica pelo crescente interesse das pessoas por atividades que estejam relacionadas a uma VIDA SAUDÁVEL.
Por isso, o evento esportivo mostra-se como uma ótima oportunidade para que os patrocinadores posicionem sua marca ou seu produto junto a potenciais consumidores, ou seja, os participantes do evento. Além disso, a empresa que valoriza o esporte por meio de um patrocínio, indiretamente, induz seus próprios funcionários a se dedicarem a alguma modalidade esportiva, seja ela coletiva ou individual, o que é altamente positivo no combate à ociosidade e ao stress, estimulando o aumento da produtividade.
Deixo aqui meus agradecimentos ao governo de Goiás, Mabel, CEL Engenharia de Manutenção, BRAMETAL, e todas as empresas que acreditam no Marketing esportivo, que a geração saúde, seja cada vez mais vista, ouvida e admirada.

Davi Prado e  Luciene Silva

Abaixo o site de um grande esportista em busca de patrocínio, mais um orgulho de Goiás.
 Davi Prado, Carlos Silva e Mauro Calove
 Célio Vinicius e Davi Prado




Nenhum comentário:

Postar um comentário