Luciene Silva

Luciene Silva

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Direitos e deveres em segurança no trabalho


No Brasil se fala muito em direitos dos trabalhadores, porem poucos buscam conhecimento a respeito dos deveres a respeito de sua segurança, a segurança no ambiente laboral.
Para muitos falar em EPI (Equipamento de proteção individual) é como se estivessem buscando armaduras para o trabalho, esquecendo que esses mesmos EPIs, podem ate salvar sua vida, ou também, evitar problemas futuros como a Lesão do Esforço Repetitivo a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e continua. Muitos estudiosos e instituições preferem chamar as LER de DORT-doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. “Segundo a norma técnica do INSS sobre DORT (Ordem de Serviço no. 606/1998), conceitua-se as lesões por esforços repetitivos como uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não e alterações objetivas, que se manifesta principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores em decorrência do trabalho, podendo afetar tendões, músculos e nervos periféricos. O diagnóstico anatômico, preciso desses eventos é difícil, particularmente em casos subagudos e crônicos, e o nexo com o trabalho tem sido objeto de questionamento, apesar das evidencias epidemiológicas e ergonômicas.”.
Segundo o Dr. Dráuzio Varella “Dor crônica é uma doença debilitante com consequências nefastas para a condição física, psicológica e o comportamento. Seus portadores desenvolvem depressão, deficiências psicomotoras, lembranças e sensações de perda que muitas vezes guardam pouca relação com o quadro doloroso. Tais sintomas costumam ser interpretados como característicos de patologias psiquiátricas, quando na verdade refletem apenas a semelhança que existe entre dor e memória.”
Dai costumo dizer que esta responsabilidade casada, de empregador e empregado, a respeito da segurança no trabalho, deve viver em harmonia, pois, quem deve mais se preocupar com sua saúde é você mesmo, trabalhador! As leis a cada dia exigem muito do empregador, mas a escolha é sua, trabalhar com segurança ter seu dinheiro, passear com sua família, ter uma vida saudável, ou tentar na justiça, (digo “tentar”, porque se provar que o empregador forneceu os EPIs é perda na certa) receber uma indenização e gastar tudo com remédios, cadeira de rodas, fisioterapias, psicólogas...
Leis foram elaboradas para proteger e dar direitos aos trabalhadores, qualquer trabalhador pode saber sobre as leis, o que devemos ter em mente é que temos direitos e junto temos deveres, algo que alguns esquecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário